Histórias de fantasia que vão muito além do entretenimento - Trama

Histórias de fantasia que vão muito além do entretenimento

Se você é um grande fã de fantasia ou conhece pessoas que curtem o gênero, provavelmente já está familiarizado com o argumento mais usado para justificar a sua leitura: a possibilidade de escapar um pouco da realidade ou do cotidiano. De fato, durante a pandemia, a fantasia foi o segmento mais consumido como uma válvula de escape, principalmente pelos jovens. Eu mesma posso dizer que o gênero me salvou de algumas várias crises durante esse período.

No entanto, ainda existe um grande preconceito com esse tipo de literatura, que é constantemente reduzida a apenas uma forma de entretenimento. Nos próximos parágrafos vou contar alguns outros motivos pelos quais valem a pena ser um Tramer e mergulhar nessas aventuras. Vem comigo?

Antes de mais nada, só esclarecendo que não há nada de errado em ler um livro só pela diversão. Contudo, em meio a tantos elementos fantásticos, universos paralelos, submundos, novos planetas, há traços nessas histórias que podem ser facilmente associados aos dilemas sociais e pessoais do mundo comum no qual vivemos, então a sua leitura pode ir muito além disso, se você quiser.

Enquanto eu lia os últimos lançamentos de fantasia da Trama, tive muitas reflexões sobre assuntos sérios que expandiram meus horizontes quanto ao gênero, pois, cada um a seu modo, explora temas complexos sobre preconceito, ambição, vingança, escolhas, miséria, crescimento e caráter. São assuntos que, ao contrário da magia, rituais demoníacos e novos mundos, estão presentes na vida real. Posso dizer que essas foram experiências muito enriquecedoras, pois é sempre interessante ver como os autores espelham os nossos problemas sociais em mundos completamente inventados.

Dividindo mais um pouco da minha experiência com você, a minha primeira parada foi em Sunder City, a cidade fantástica criada por Luke Arnold no seu livro de estreia: O último sorriso da cidade partida. O protagonista é o anti-herói Fetch Phillips, um faz-tudo atormentado pelos erros do seu passado. Em um cenário de pós-guerra, Phillips investiga o desaparecimento de dois seres fantásticos: um vampiro e uma sereia. Ele costuma oferecer os seus serviços apenas para os seres mágicos da cidade, uma vez que se sente culpado pela catástrofe que tirou os poderes dessas criaturas. Nesse universo, humanos e seres fantásticos convivem, até que, sentindo-se inferiores por sua condição não mágica, encontram uma maneira de secar a fonte de poder dessas criaturas. Enquanto eu fazia essa leitura, foi muito interessante descobrir o porquê dos conflitos internos de Phillips e relacionar os acontecimentos na trama com as causas dos nossos conflitos sociais também: a ambição do ser humano em ser reconhecido, em pertencer a um grupo e, é claro, em acumular poder não importando como ou o que seja destruído no processo de consegui-lo.

Em seguida viajei para Guerdon, a cidade antro do crime e da magia que é pano de fundo no livro A oração dos miseráveis. No universo criado por Gareth Hanrahan, vivem Cari, uma órfã sem-teto, Mastro, o portador de uma terrível doença que petrifica sua carne, e Ratazana, um carniçal que vagueia pelo submundo. Quando esses três ladrões são injustamente acusados de um crime, a sede de vingança os levará a descobrir verdades muito sombrias sobre o lugar onde vivem. Uma guerra mágica entre deuses está para eclodir na cidade e só os três juntos poderão proteger seu povo. É evidente durante a narrativa que as guerras religiosas e as intrigas políticas resultam em esquemas e trapaças com consequências diretas na vida da população. Fica fácil fazer a conexão com as nossas questões mundiais, certo?

E, por fim, em Uma bruxa no tempo, de Constance Sayers, acompanhei a protagonista Helen, uma mulher recentemente divorciada que, após um encontro às cegas com o misterioso Luke Varner, começa a ter sonhos muito estranhos relacionados às suas vidas passadas em diferentes pontos no tempo: uma jovem pianista na Paris dos anos 1890, uma atriz na Hollywood dos anos 1930, uma estrela do rock da década de 1970. Apesar dos elementos mágicos que aparecem em feitiços, bruxas e demônios, o enredo aborda temas pesados e pontos sensíveis extremamente reais que envolvem a violência contra a mulher, suicídio, aborto, entre outros assuntos muito relevantes nas discussões atuais, que são pautas para a revisão dos nossos valores.

De uma forma lúdica, os livros da Trama levantam esses tópicos e os desenvolvem de maneira intrigante, desafiando não só a sua imaginação, mas exercitando um olhar crítico e empático sobre os personagens. Estes apresentam algumas características que podem facilmente pertencer às pessoas ao seu redor, e com certeza haverá situações em que você não irá concordar com as suas escolhas. E quantas vezes isso já não acontece na realidade?

Portanto, sim, é verdade que livros de fantasia são uma fonte de entretenimento excelente. No entanto, não precisam ser só isso, podem também se tornar uma experiência de crescimento pessoal. E vale lembrar: a construção de um pensamento crítico, a partir dessas leituras mágicas, tende a ser bem poderosa, afinal de contas, estamos a todo tempo influenciando pessoas e sendo influenciados por elas. 😉

Comments
  1. Gabriela

    Ai que legal! Fiquei com muita vontade de ler agora!

Deixe um comentário

Categorias
Posts recentes
Arquivo

Posts relacionados

A quinzena do Brandon

A quinzena do Brandon

Como já dizia Edgar Allan Poe no seu conto O gato preto “a perversidade é um dos impulsos primitivos do coração humano”. E é notório que existe um verdadeiro fascínio das pessoas por casos de mistérios e assassinatos. Livros, séries e filmes são feitos pensando em atender essa procura natural que os humanos têm de entender esses casos e a mente das pessoas que os fazem acompanhar o desenvolvimento das descobertas e o julgamento dos criminosos. E quando essas cenas acontecem fora dos limites da ficção?
Leia mais
Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Antes de falar da semana do Brandon e perder a atenção de vocês, eu, Traminha, gostaria de dizer, mais uma vez, que sinto muito pela confusão de ontem. Para isso, entrarei, mais uma vez, nos bastidores da editora.
Leia mais
A semana do supremo senhor e presidente Brandon

A semana do supremo senhor e presidente Brandon

Ele começa o vídeo já avisando: senta num lugar confortável que essa atualização é longa. Eu, aqui nos meus surtos, já viajei nele anunciando que AMOU os brindes que sugeri aqui pro Brasil e que ele queria que o mundo soubesse disso (sim, essa sou eu ainda sem respostas sobre os brindes).
Leia mais
Uma bruxa no tempo | LC#1

Uma bruxa no tempo | LC#1

A primeira parte da nossa leitura coletiva está disponível!
Leia mais
Brando No. 5

Brando No. 5

Atualizações e loucurinhas do nosso escritor barbudo!
Leia mais
Credo, que delícia!

Credo, que delícia!

Onde eu falo a real sobre a pré de PdR!
Leia mais
Programa de parceiros Trama Fantasy

Programa de parceiros Trama Fantasy

O listão mais aguardado do que o de aprovados no Enem saiu!
Leia mais
Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Conteudinhos desinteressantes e extensos que não têm a ver com Mistborn.
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Bran Bran arruma tempo para tudo, inclusive pra virar tiktoker!
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Brandon ficou quieto essa semana. O que será que ele está aprontando?
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Essa semana Brandon andou bem ocupado. Vem só ver!
Leia mais
A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

Me ajuda a te ajudar, vai! Me diz o que você quer ler, que eu faço meu melhor pra entregar!
Leia mais
Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Resenha “Em Um Porão Escuro”

Resenha “Em Um Porão Escuro”

Você vai criar mil teorias, mas jamais vai desconfiar do desfecho desse livro. Sexton acaba de comprar uma casa em Oxford, e não vê a hora da reforma acabar para vender o imóvel pelo dobro do valor que comprou. Porém, ele não estava preparado para o que iria encontrar atrás de uma das paredes que faz divisão com a casa ao lado.
Leia mais
5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Quão fã de thriller você é?

Quão fã de thriller você é?

Faça esse teste e descubra em qual universo Trama você viveria!
Leia mais
Resenha “A dor do meu segredo”

Resenha “A dor do meu segredo”

Gabs traz para você a resenha de "A dor do meu segredo", da autora Robyn Gigl, com edição exclusiva e super trabalhada da Editora TRAMA. Post em formato de podcast.
Leia mais
O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

Três ladrões com uma missão. É assim que começa a história de A oração dos miseráveis. O que deveria ser um roubo simples acaba se tornando uma explosão catastrófica, pela qual os três ladrões – Ratazana, Mastro e Cari – são injustamente acusados. Obviamente, eles não foram os responsáveis por destruir aquela Torre com um poder de alquimia descomunal. Mas então quem teria feito aquilo?
Leia mais
Mulheres na Trama

Mulheres na Trama

Todo Tramer de respeito sabe que nossas histórias são cheias de personagens femininas com características únicas: determinadas, corajosas e ousadas, vivendo intensamente suas tramas. Mas, hoje, queremos falar das mulheres que fazem toda essa Trama acontecer. E aí, tá a fim de conhecer um pouco dos nossos bastidores?
Leia mais
Substitua preconceito por informação correta

Substitua preconceito por informação correta

Faça o teste e descubra escubra quem você seria em Uma bruxa no tempo!
Leia mais
{"slide_show":3,"slide_scroll":1,"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":2000,"speed":300,"loop":"true","design":"design-1"}
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...