Uma bruxa no tempo | LC#1 - Trama

Uma bruxa no tempo | LC#1

NOSSA LEITURA COLETIVA DE UMA BRUXA NO TEMPO #1

Eu poderia começar essa leitura resumindo do que se trata o livro, mas achei aqui um vídeo que faz isso de maneira mais eficaz do que eu faria — e com a própria autora.

Então, até o capítulo 11, sabemos o seguinte:

A Helen Lambert, protagonista em 2012, mora em Washington D.C. e é editora da revista Em quadro, uma publicação e está passando por um divórcio péssimo de um ex chamado Roger Lambert. O caso é que o boy lixo só queria saber de trabalhar, trabalhar, trabalhar como diretor and curador da coleção Hanover. A coisa degringola mesmo quando ele contrata uma assistente chamada Sara Davidz, com quem ele acaba tendo um caso e por quem ele larga a esposa.

Aí o Mickey (que não é o rato da Disney), amigo da Helen, arruma um blind date pra ela com um carinha chamado Luke Varner, que, a princípio, faz o tipo palmitão. O cara não tem nada de mais e ela não fica impressionada. Vinho vai, vinho vem, ele começa a mandar uns papos nada a ver de que ELA tinha chamado ele ali, e que eles já tinham se encontrado em Paris, em 1895, depois em Los Angeles, em 1935, aí em Taos, em 1970.

Pra coroar a atmosfera creepy, o tal do Luke diz que quer mostrar um troço pra ela em outro lugar. O que você faz nesse caso? Sai correndo do date, certo? E até é o que ela faz. Só que ela fica muito intrigada e resolver ver qual é. Então, eles vão à nova sede da coleção Hanover (sim, a do ex dela, ótima ideia pra um primeiro encontro) e o amiguinho para em frente a um quadro que é de 1800 e lá vai água no poço e pede a ela que olhe com atenção. Então, ele diz “olha direito, garota, que é tu!”.

E ela, essa noite, começa a sonhar com uma outra vida: a de Juliet LaCompte.

A Juliet tem 16 anos e vive no campo com os pais, uma irmã e um irmão. Perto da casa dela fica a de um famoso pintor, Auguste Marchant, que, embora more em Paris, vai para o campo para pintar. Na estada anterior, ele liberou uma graninha boa para que a Juliet servisse de musa pra ele. Mas em um ano muita coisa muda: ela rinha desenvolvido uma carinha de mulher, estava prestes a fazer 17 anos e, no ano seguinte, se casaria com o Michel Busson, filho dos donos das terras em que a família dela morava e plantava.

Então, quando o Marchant chama a Juliet para posar pra ele de novo, a mãe diz que não é apropriado, porque a família do noivo pode se zangar, não pega bem. O Marchand, muito esperto, pede, então, para que a Juliet pose com o irmão mais novo no colo — o que não teria maldade alguma. E como é um dinheiro bom, a mãe acaba deixando. Logo, logo o Marchant acaba iludindo a Juliet com promessas de levá-la pra Paris e, bem, ela e ele desenvolvem uma relação bem inapropriada envolvendo sexo bem inapropriado, já que ela é uma menina e, como se não bastasse isso, ele era casado.

Em determinado momento, a Juliet se vê grávida, largada e judiada pelo noivo, que a estupra coletivamente. A mãe, ao perceber o que tá rolando, faz umas bruxarias muito loucas que levam Juliet a abortar e a mãe, à morte. Só que, antes de partir dessa para (esperamos) uma melhor, a mãe faz a filha e o pai prometerem que eles vão seguir as recomendações de uma carta.

A tal carta chega e a Juliet vai morar em Paris com o misteriosíssimo Lucian Varnier. Rola uma trajetória meio My Fair Lady, em que ela aprende várias línguas, habilidades, a se vestir direito, vira uma dama. Tudo sob os cuidados do Lucian. Mas ela não entende por que ele faz isso tudo por ela, nem por que ele não faz também pelos irmãos dela.

E chegamos ao capítulo 12, que é já pra ooooooooutra semana (mas eu já estou bem na frente por motivos de não me aguentei e li).

COMENTÁRIOS DA ESPECIALISTA

Vamos começar essa leitura coletiva tirando o elefante branco da sala: sim, farei comentários aleatórios e totalmente inúteis, porque é assim que a cabecinha funciona.

Que tipo de comentário inútil? Desse tipo: o nome da protagonista em 2012 é Helen Lambert. Lambert. LAMBERT. Por que isso me parece familiar? Ah!

O Highlander era interpretado pelo Christopher Lambert. Hum. Será que a autora quis homenagear o cara que interpretava o Highlander? Pô, mas aí seria mais fácil ela fazer uma alusão ao personagem (deixa eu ver no Google como era o nome dele: Connor MacLeod). E só pra vocês entenderem por que eu pensei que isso poderia ser algo: o Highlander é um guerreiro imortal (ele só morre se outro Highlander cortar a cabeça dele). Ou seja, é um personagem que vive em diferentes épocas.

Tá, mas falando de inspirações reais e declaradas pela autora: ela era uma grande fã de Buffy, a caça-vampiros (que tinha um cara muito parecido com o Christopher Lambert novinho, vou me apegar a isso). E Anne Rice. E foi profundamente tocada por Cloud Atlas, do David Mitchell (que virou o filme — não a novela — “A viagem”, com o Tom Hanks, a Halle Berry e o gracinha do Jim Sturgess). Nessa história, vemos vários personagens ao longo de muito, muito, muuuuuito tempo, que, apesar de estarem em vidas diferentes, carregam a mesma essência (momento confissão de leitora prosa: me senti muito vencedora na vida por ter pensado nessa história durante a leitura, sem ter pesquisado a autora e ter chegado à referência).

Ela também diz que a ideia de uma mulher presa em um ciclo durante várias vidas é meio como Corra, Lola, Corra, um filme que ela adora. Então, fica aí mais uma referência.

Bem, checagem de fatos e curiosidades:

— Realmente os pintores franceses famosinhos iam para o campo para captar a essência do que eles viam como a vida sem as “tentações” das grandes cidades. Vocês se lembram de que na escola a gente aprendeu isso?

Achou que não ia ter cultura e conhecimento nesse artigo? Achou errado!

— A autora contratou um guia para estudar o Louvre e as pinturas, os cenários, os costumes e as roupas ali do fim dos 1800 e início dos 1900. Ela queria realmente mergulhar na Paris da Belle Époque. E vamos de professorinha Trama de novo!

Se tá lá na Wikipedia, eu não preciso explicar, né? Busquem conhecimento!

Nesse vídeo, dá para ver como era Paris na época em que a Juliet está lá.

Resumindo, o que aprendemos com essa primeira parte da Leitura Coletiva:

— Que Cloud Atlas é um livro enorme e publicado por outra editora, então, assistam ao filme, para pegar a referência, e só gastem dinheiro com os meus livros.
— Que o moço de Buffy é muito parecido com o Christopher Lambert (e, até onde sabemos, eles podem ser a mesma pessoa, que vive e revive por meio de algum ritual desconhecido).
— Que o bing.com/create pode ser usado para ilustrar LCs, mas prefiro as artes de vocês (sim, mandem artes para os próximos artigos).
— Tomei uns spoilers nas entrevistas e não vou sofrer sozinha: ela se inspirou no Rumours, do Fleetwood Mac, para uma das personagens. Droga, quero ler logo.

Comments
  1. Fábio Pedreira

    Eu e minha cara de pau. Se quiser Traminha, posso complementar isso com uma entrevista que fiz com a autora kkk

    https://www.instagram.com/p/CWYnfemL8jC/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

    1. Mabi

      Vou incorporar ao próximo texto, pode deixar! Obrigada por compartilhar, Fábio!

  2. Maisa

    Traminha, li esse livro faz tempo, mas nem de longe minha resenha – e minha imaginação- foram tão longe quanto à sua. Amo Angel, e só por essa referência, vou me apegar mais ao livro. Aliás, que cena foi aquela da mãe?! Deu medo.

    1. Mabi

      Deu mesmo, muito!

      Eu me lembrei de Friends, quando o Joey deixa o livro dentro do freezer porque ele tá com medo rs

  3. Camilla

    Eu dei tanta risada quando a Helen fala que teve mais um sonho e o Luke fica “sonhou com quem???👀” E irritado depois quando ela diz que foi só com o Marchant hahhah o homem tá ansioso
    E eu só queria alguém parecido fisicamente com o Luke pra eu pensar aqui de referência 😭 mas ele é tão difícil de imaginar com clareza

    (Comentando apenas isso pq perdi o controle da minha vida e terminei o livro em dois dias kkkkkk num aguentei)

    1. Mabi

      Também adorei essa parte. Moço ansioso para entrar na história, né?

      Pois é, ela não dá uma descrição detalhada dele, só diz que é um cara comum — mas eu, que a essa altura já tinha pensado no Highlander, não consegui não pensar em alguém parecido com ele.

      Adorei o “perdi o controle da minha vida” hahahahahahahah

  4. Mariana Afonso

    Eu amo não ter resisto à sua proposta e ter aceitado fazer essa LC com vc. Eu estou amando o livro, confesso que comecei com o pé atrás, mas a escrita da autora me pegou de jeito e tirei o chapéu para cena das “bruxarias muito loucas” com o clima todo meio que o filme ” A bruxa” e tal.
    Como estou lendo um outro livro em paralelo, parei mesmo no capítulo 12 e tô curtindo esse gostinho de suspense e todo esse mistério em cima do tal do Luke.
    Gostei muito da Trama bem professorinha me relembrando das minhas aulas de artes, obrigada. 😅
    Ansiosa para os próximos capítulos.

    1. Mabi

      Mari, esse livro era justamente o que eu precisava para me arrancar da realidade por umas horinhas. E é impressionante como a autora não deixa a gente largar o livro, né? Com os capítulos curtinhos e ganchos no fim deles, fica difícil de resistir ao “só mais unzinho”!

  5. Amanda

    Me atrasei, comecei e terminei hj a primeira meta de leitura. Me diverti horrores, agora o difícil vai ser me segurar para não ler mais rápido que o proposto (tipo amanhã hehehe)

    1. Mabi

      Essa é a GRANDE dificuldade desse livro: não ler de uma vez só!

  6. Rafaella Batista

    Traminha, obrigada por ter puxado essa LC! Já estava de olho nesse livro a um tempinho (desde que a Tami falou que era bom), e agora resolvi embarcar nessa com vcs.
    To gostando do livro até agora, com os capítulos intercalados entre presente e passado. To muito curiosa sobre as outras vidas dela, e sobre o que exatamente a mãe dela fez naquele ritual maluco (que me deu um medinho, não vou negar kkkkkkk).
    Adorei as referências que vc trouxe, enriquece a nossa leitura. E as curiosidades e comentários aleatórios são a cereja do bolo!!

    1. Mabi

      Oi, Rafa! Menina, eu tô LUTANDO para não terminar esse livro de uma vez só. Muitos mistérios e muitos ganchos.

      E pode se preparar porque pra essa semana temos muitas referências legais. (E isso é tudo que eu posso dizer se dar spoilers, caso você não tenha chegado lá.)

Deixe um comentário

Categorias
Posts recentes
Arquivo

Posts relacionados

A quinzena do Brandon

A quinzena do Brandon

Como já dizia Edgar Allan Poe no seu conto O gato preto “a perversidade é um dos impulsos primitivos do coração humano”. E é notório que existe um verdadeiro fascínio das pessoas por casos de mistérios e assassinatos. Livros, séries e filmes são feitos pensando em atender essa procura natural que os humanos têm de entender esses casos e a mente das pessoas que os fazem acompanhar o desenvolvimento das descobertas e o julgamento dos criminosos. E quando essas cenas acontecem fora dos limites da ficção?
Leia mais
Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Antes de falar da semana do Brandon e perder a atenção de vocês, eu, Traminha, gostaria de dizer, mais uma vez, que sinto muito pela confusão de ontem. Para isso, entrarei, mais uma vez, nos bastidores da editora.
Leia mais
A semana do supremo senhor e presidente Brandon

A semana do supremo senhor e presidente Brandon

Ele começa o vídeo já avisando: senta num lugar confortável que essa atualização é longa. Eu, aqui nos meus surtos, já viajei nele anunciando que AMOU os brindes que sugeri aqui pro Brasil e que ele queria que o mundo soubesse disso (sim, essa sou eu ainda sem respostas sobre os brindes).
Leia mais
Uma bruxa no tempo | LC#1

Uma bruxa no tempo | LC#1

A primeira parte da nossa leitura coletiva está disponível!
Leia mais
Brando No. 5

Brando No. 5

Atualizações e loucurinhas do nosso escritor barbudo!
Leia mais
Credo, que delícia!

Credo, que delícia!

Onde eu falo a real sobre a pré de PdR!
Leia mais
Programa de parceiros Trama Fantasy

Programa de parceiros Trama Fantasy

O listão mais aguardado do que o de aprovados no Enem saiu!
Leia mais
Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Conteudinhos desinteressantes e extensos que não têm a ver com Mistborn.
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Bran Bran arruma tempo para tudo, inclusive pra virar tiktoker!
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Brandon ficou quieto essa semana. O que será que ele está aprontando?
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Essa semana Brandon andou bem ocupado. Vem só ver!
Leia mais
A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

Me ajuda a te ajudar, vai! Me diz o que você quer ler, que eu faço meu melhor pra entregar!
Leia mais
Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Resenha “Em Um Porão Escuro”

Resenha “Em Um Porão Escuro”

Você vai criar mil teorias, mas jamais vai desconfiar do desfecho desse livro. Sexton acaba de comprar uma casa em Oxford, e não vê a hora da reforma acabar para vender o imóvel pelo dobro do valor que comprou. Porém, ele não estava preparado para o que iria encontrar atrás de uma das paredes que faz divisão com a casa ao lado.
Leia mais
5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Quão fã de thriller você é?

Quão fã de thriller você é?

Faça esse teste e descubra em qual universo Trama você viveria!
Leia mais
Resenha “A dor do meu segredo”

Resenha “A dor do meu segredo”

Gabs traz para você a resenha de "A dor do meu segredo", da autora Robyn Gigl, com edição exclusiva e super trabalhada da Editora TRAMA. Post em formato de podcast.
Leia mais
O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

Três ladrões com uma missão. É assim que começa a história de A oração dos miseráveis. O que deveria ser um roubo simples acaba se tornando uma explosão catastrófica, pela qual os três ladrões – Ratazana, Mastro e Cari – são injustamente acusados. Obviamente, eles não foram os responsáveis por destruir aquela Torre com um poder de alquimia descomunal. Mas então quem teria feito aquilo?
Leia mais
Mulheres na Trama

Mulheres na Trama

Todo Tramer de respeito sabe que nossas histórias são cheias de personagens femininas com características únicas: determinadas, corajosas e ousadas, vivendo intensamente suas tramas. Mas, hoje, queremos falar das mulheres que fazem toda essa Trama acontecer. E aí, tá a fim de conhecer um pouco dos nossos bastidores?
Leia mais
Substitua preconceito por informação correta

Substitua preconceito por informação correta

Faça o teste e descubra escubra quem você seria em Uma bruxa no tempo!
Leia mais
{"slide_show":3,"slide_scroll":1,"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":2000,"speed":300,"loop":"true","design":"design-1"}
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...