Grandes vinganças da história: o jeito cruel de dar o troco - Trama

Grandes vinganças da história: o jeito cruel de dar o troco

Grandes vinganças da história: o jeito cruel de dar o troco

Por Ana Paula Laux

Apesar de a vingança não ser uma prática exclusiva dos humanos, não se pode negar que a humanidade tem o poder de causar sofrimento como ninguém. A vingança, certamente, já rendeu passagens sombrias e aterradoras na literatura. Ela pode, inclusive, ser confundida como uma forma de reparar um mal ou injustiça.

Não é qualquer um que enterra vivo um desafeto no meio de uma catacumba, tal como imaginou Edgar Allan Poe no arrepiante O barril de amontillado. Numa das histórias mais assustadoras do autor (publicada pela Nova Fronteira em Contos de terror, de mistério e de morte), um homem busca vingança após se sentir ofendido por um nobre. Pacientemente, ele arquiteta um plano para embebedar, emparedar e enterrar seu
caluniador, apreciando cada segundo da tortura com uma satisfação que só uma vingança
bem planejada é capaz de proporcionar.

Mas a vingança também sabe esperar, como conta Alexandre Dumas em um de seus livros mais famosos, O conde de Monte Cristo. Nele, um homem, preso injustamente, planeja uma longa e calculada retaliação contra seus inimigos, vingando-se de todos que armaram para que ele fosse encarcerado. A história foi inspirada em um caso real, o de Pierre Picaud, que viveu no século XIX na França. Dramas como este, em que um inocente busca reverter sua punição, comovem e inspiram até hoje, pois é a vingança funcionando como justiça.

Parece que a paciência é um item obrigatório nas mentes obcecadas pelo desejo de revidar. E quando a vingança envolve casos de família, não há tragédia mais anunciada do que a dramática jornada de Hamlet para vingar a morte terrível de seu pai. O príncipe dinamarquês retorna à sua terra, fareja a traição do tio, e enfrenta o destino feroz que o maior escritor inglês lhe impôs. Hamlet não vai ficar para a história apenas porque um
herói quer retomar seu trono. Não é só mais uma trama de luta pelo poder; é uma genuína história de vingança. Como os melhores vingadores, Hamlet não tem pressa.

Motivos não faltam

A inglesa Tess Stimson apostou em “casos de família que acabam em tragédia” para criar Ex/Mulher, um thriller psicológico que tem tudo a ver com vingança. Ex-jornalista e repórter na Inglaterra, Stimson é autora de doze romances, tendo seus livros traduzidos para vários idiomas. Ex/Mulher chega ao Brasil em julho pela Editora Trama, e traz na história duas mulheres unidas pelo amor e ódio a um homem cujo destino está mais do que selado. Ele será assassinado em uma festa de família, e é daí que nasce o grande enigma da trama: quem liquidou o indivíduo?

Não se pode negar que a vingança é um motivo e tanto para assassinato, por isso, as suspeitas do crime recaem sobre as duas mulheres, já que elas são encontradas junto ao corpo do (ex) marido: a esposa atual, que descobre fatos desconhecidos e não se sabe como vai lidar com seus sentimentos, e a ex-mulher que, inconformada com o fim do casamento, amargou por um bom tempo um sentimento crescente de vingança.
Humilhação, ciúme e vergonha podem servir de desculpa para os piores atos de crueldade, não é mesmo?

Casos de vingança que entraram para a história não se limitam à ficção. Na vida real, há exemplos lembrados até hoje, como a morte de Euclides da Cunha Filho, o Quidinho. Filho do célebre autor de Os sertões, ele tentou vingar a morte do pai e foi baleado pelo cadete Dilermando de Assis. Euclides “pai” tentou matar o militar em 1909 porque este estava tendo um caso com sua esposa, Ana Emília. Dilermando, porém, matou o escritor
em legítima defesa dentro da própria casa. O trágico episódio ficou conhecido como A tragédia da Piedade. Dilermando escapou da vingança e acabou matando dois da mesma família, ficando marcado para sempre.

Voltando bem mais no tempo, um jovem Júlio César também legou para a história seu célebre caso de vingança. Em 75 a.C., quando ainda era apenas um aristocrata romano conhecendo o mundo, foi sequestrado por piratas no Mar Egeu. De mediato, um resgate de 20 talentos de prata foi exigido, provocando indignação no romano pois ele acreditava valer mais do que foi pedido. A ousadia!

Para espanto dos piratas, Júlio César renegociou seu próprio resgate e exigiu que fosse estabelecida a quantia em 50 talentos de prata, mais condizente com sua posição social. Assim que o resgate foi devidamente pago, o futuro líder militar prometeu que voltaria para crucificar seus raptores, provocando gargalhadas nos piratas céticos. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu. Passados 38 dias da libertação, o vingativo romano foi à caça dos corsários sequestradores com uma pequena força naval, encontrando-os acampados em uma ilha. Todos foram capturados e, posteriormente, crucificados sem dó. Promessa é dívida, e dívida se paga com sangue.

Vingança sangrenta

Histórias de vingança podem ter origem na vida real e acabar nos livros e telas de cinema. Dizem que esse é o caso de Joaquín Murrieta, cavaleiro mexicano que teria inspirado o clássico personagem Zorro, justiceiro criado pelo escritor norte-americano Johnston McCulley em 1919.

Caçador de ouro nas colinas da Califórnia por volta de 1850, Murrieta entrou em conflito com garimpeiros norte-americanos que também exploravam a região e retaliavam cruelmente mexicanos e quaisquer forasteiros que estivessem competindo por riquezas. As brigas culminaram na morte de sua esposa, estuprada e assassinada na frente dele, e ainda no linchamento de seu irmão. Foi o suficiente para motivar o mais profundo e perverso sentimento de vingança em Murrieta.

Sedento por retaliação, ele formou um grupo de vigilantes justiceiros e matou, um a um, os assassinos de sua família. Virou um personagem tão popular na região que sua cabeça foi colocada a prêmio, sendo morto um tempo depois. A lenda de Murrieta, dizem, teria sido uma das inspirações para McCulley imaginar Zorro, cuja história foi parar nos cinemas com muito sucesso e, até hoje, rende novas versões cinematográficas, quadrinhos, videogames e outros produtos.

Ser acusado injustamente de um crime é outra razão para buscar não só justiça mas, em muitos casos, vingança. Em A oração dos miseráveis, trama de fantasia criada por Gareth Hanrahan e lançada em junho pela Editora Trama, três ladrões são perseguidos por um crime que não cometeram. E eles certamente não vão levar essa culpa para casa.

Nesta guerra mágica, os personagens vão contar com a ajuda de seres extraordinários entre magos, deuses e monstros, percorrendo um caminho que vai levar a descobertas inesperadas. O mote da vingança é a porta de entrada para que, juntos, os três amigos descubram um mundo bem mais sombrio do que imaginavam existir. A vingança faz ferver o sangue nas veias, faz perder os sentidos e nem sempre ela traz paz para o
coração…

Enterrar pessoas vivas, crucificar, abater inimigos um a um. A vingança tem vários modos de ser e se confunde com a própria natureza. Animais podem até sentir vontade de se vingar, mas não há dúvida de que são os humanos que ganham esse campeonato. Requer ódio, mas é preciso também de uma boa dose de planejamento, perversidade e paciência. A vingança é humana, demasiado humana. Afinal de contas, não tem quem goste mais de ver um inimigo sofrer do que o homem que toma a sua sopa fria, gelada,
até a última gota encorpada de satisfação.

Comments
  1. Patrícia Bastos

    Querida Ana Paula no mundo habita uma criatura pela qual cultivo um ódio que né arrepia a nuca. Se eu tivesse a chance….😈😈😈😈😈usaria Põe como inspiração.
    Texto ótimo. Bj

  2. LANÇAMENTOS | Suspense, crime, mistério e terror em agosto

    […] Sobre o tema: Grandes vinganças da história: o jeito cruel de dar o troco […]

Deixe um comentário

Categorias
Posts recentes
Arquivo

Posts relacionados

A quinzena do Brandon

A quinzena do Brandon

Como já dizia Edgar Allan Poe no seu conto O gato preto “a perversidade é um dos impulsos primitivos do coração humano”. E é notório que existe um verdadeiro fascínio das pessoas por casos de mistérios e assassinatos. Livros, séries e filmes são feitos pensando em atender essa procura natural que os humanos têm de entender esses casos e a mente das pessoas que os fazem acompanhar o desenvolvimento das descobertas e o julgamento dos criminosos. E quando essas cenas acontecem fora dos limites da ficção?
Leia mais
Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Antes de falar da semana do Brandon e perder a atenção de vocês, eu, Traminha, gostaria de dizer, mais uma vez, que sinto muito pela confusão de ontem. Para isso, entrarei, mais uma vez, nos bastidores da editora.
Leia mais
A semana do supremo senhor e presidente Brandon

A semana do supremo senhor e presidente Brandon

Ele começa o vídeo já avisando: senta num lugar confortável que essa atualização é longa. Eu, aqui nos meus surtos, já viajei nele anunciando que AMOU os brindes que sugeri aqui pro Brasil e que ele queria que o mundo soubesse disso (sim, essa sou eu ainda sem respostas sobre os brindes).
Leia mais
Uma bruxa no tempo | LC#1

Uma bruxa no tempo | LC#1

A primeira parte da nossa leitura coletiva está disponível!
Leia mais
Brando No. 5

Brando No. 5

Atualizações e loucurinhas do nosso escritor barbudo!
Leia mais
Credo, que delícia!

Credo, que delícia!

Onde eu falo a real sobre a pré de PdR!
Leia mais
Programa de parceiros Trama Fantasy

Programa de parceiros Trama Fantasy

O listão mais aguardado do que o de aprovados no Enem saiu!
Leia mais
Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Conteudinhos desinteressantes e extensos que não têm a ver com Mistborn.
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Bran Bran arruma tempo para tudo, inclusive pra virar tiktoker!
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Brandon ficou quieto essa semana. O que será que ele está aprontando?
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Essa semana Brandon andou bem ocupado. Vem só ver!
Leia mais
A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

Me ajuda a te ajudar, vai! Me diz o que você quer ler, que eu faço meu melhor pra entregar!
Leia mais
Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Resenha “Em Um Porão Escuro”

Resenha “Em Um Porão Escuro”

Você vai criar mil teorias, mas jamais vai desconfiar do desfecho desse livro. Sexton acaba de comprar uma casa em Oxford, e não vê a hora da reforma acabar para vender o imóvel pelo dobro do valor que comprou. Porém, ele não estava preparado para o que iria encontrar atrás de uma das paredes que faz divisão com a casa ao lado.
Leia mais
5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Quão fã de thriller você é?

Quão fã de thriller você é?

Faça esse teste e descubra em qual universo Trama você viveria!
Leia mais
Resenha “A dor do meu segredo”

Resenha “A dor do meu segredo”

Gabs traz para você a resenha de "A dor do meu segredo", da autora Robyn Gigl, com edição exclusiva e super trabalhada da Editora TRAMA. Post em formato de podcast.
Leia mais
O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

Três ladrões com uma missão. É assim que começa a história de A oração dos miseráveis. O que deveria ser um roubo simples acaba se tornando uma explosão catastrófica, pela qual os três ladrões – Ratazana, Mastro e Cari – são injustamente acusados. Obviamente, eles não foram os responsáveis por destruir aquela Torre com um poder de alquimia descomunal. Mas então quem teria feito aquilo?
Leia mais
Mulheres na Trama

Mulheres na Trama

Todo Tramer de respeito sabe que nossas histórias são cheias de personagens femininas com características únicas: determinadas, corajosas e ousadas, vivendo intensamente suas tramas. Mas, hoje, queremos falar das mulheres que fazem toda essa Trama acontecer. E aí, tá a fim de conhecer um pouco dos nossos bastidores?
Leia mais
Substitua preconceito por informação correta

Substitua preconceito por informação correta

Faça o teste e descubra escubra quem você seria em Uma bruxa no tempo!
Leia mais
{"slide_show":3,"slide_scroll":1,"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":2000,"speed":300,"loop":"true","design":"design-1"}
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...