Entrevista com Angie Kim - Trama

Entrevista com Angie Kim

Conversamos com Angie Kim, autora de O julgamento de Miracle Creek, confira agora a entrevista exclusiva essa autora premiada que tem seu livro lançado em setembro/21 aqui na Trama.

1/ De onde vem a inspiração para o livro?

O julgamento de Miracle Creek é o meu primeiro romance — não apenas o primeiro romance que publiquei, mas o primeiro que tentei escrever — e, como tal, investi muito de mim mesma nele. O primeiro episódio da minha vida em meu romance vem da minha infância como imigrante coreana. Quando tinha onze anos, eu e os meus pais nos mudamos de Seul, Coreia do Sul, para Baltimore, onde vivi com os meus tios enquanto os meus pais geriam e viviam numa mercearia numa zona perigosa do centro de Baltimore. Saí da posição de me sentir uma garota inteligente com muitos amigos na Coreia para me tornar uma estrangeira numa escola secundária americana, sem falar ou compreender a língua, sem usar as roupas certas, sem conhecer ninguém. Há muita dessa experiência formativa na história que conto sobre a luta da família Yoo para se adaptar à América.

A segunda etapa importante do meu romance baseia-se na minha experiência como mãe de três filhos com questões de saúde de grande alcance. Um dos meus filhos tinha quatro anos de idade quando foi diagnosticado com doença celíaca e colite ulcerosa. Os tratamentos padrão não funcionavam — ele reclamava de dor no estômago, vomitava e perdia peso — por isso decidimos tentar um tratamento experimental que tinha ouvido falar, envolvendo a respiração de oxigênio puro dentro de uma câmara pressurizada: terapia hiperbárica de oxigênio (HBOT), que compõe o cenário do meu romance.

A terceira e última vertente que conduziu todos os segmentos e personagens a uma totalidade coerente foi a minha experiência como advogada de tribunal, que me deu as ferramentas para estruturar O julgamento de Miracle Creek em cerca de quatro dias de um julgamento por homicídio. Dada a minha familiaridade com os trâmites jurídicos e o que vi do agravamento dos conflitos interpessoais que o cenário pôde produzir, pareceu-me natural utilizar o suspense e a tensão dos tribunais para contar esta história.

2/ Como foi seu processo de pesquisa para os tópicos abordados durante a elaboração do livro?

Eu diria que minha “pesquisa” veio de minhas próprias experiências. Como dito acima, meu filho e eu fizemos HBOT na vida real, trancados dentro de uma câmara de grupo com outras três famílias durante sessões de quarenta horas de duração. Devido à presença de oxigênio puro e ao risco de incêndio que isso implicava, não podíamos trazer nada — telefones, brinquedos, eletrônicos, revistas — deixando-nos sem nada para fazer a não ser falar. Compartilhamos histórias de vida e trocamos informações sobre as várias doenças contra as quais nossos filhos estavam lutando. Foi uma experiência totalmente imersiva e intensa, e mais tarde, quando comecei a pensar em escrever um livro, pensei imediatamente na imersão, na intimidade e honestidade confessional que se desenvolveu naquele ambiente escuro e fechado, um caldeirão sob mais de uma forma.

3/ Você tem experiência com o autismo ou viveu com alguém com o espectro? Como você se preparou para falar sobre isso?

Com base na minha própria experiência pessoal com HBOT, tornei-me próxima das famílias das crianças com autismo e paralisia cerebral (com as quais fizemos as sessões de HBOT em conjunto). Algumas das mães são minhas melhores amigas hoje em dia. Compartilhei com elas os primeiros esboços de O julgamento de Miracle Creek e tive inúmeras conversas não apenas com elas, mas com outros leitores que são pais, avós e irmãos de pessoas com autismo, assim como com aqueles que possuem o transtorno do espectro autista.

4/ Se você pudesse fazer uma playlist com a essência do livro, quais canções, filmes ou programas de TV você usaria?

Eu diria que Sobre meninos e lobos como filme, principalmente porque este romance de Dennis Lehane é o livro que me inspirou, todos os dias, quando eu estava escrevendo O julgamento de Miracle Creek. (Na verdade, o título é uma espécie de homenagem a esse livro.) As vozes múltiplas POV (ponto de vista), a estrutura, o mistério do assassinato que não é apenas uma história de detetive, mas também sobre o “como” e o “porquê” — tudo isso são coisas que aprendi com Sobre Meninos e Lobos. Para a TV, eu diria que Law & Order, porque eu amo esse programa e o elemento dramático do tribunal é semelhante (pelo menos eu espero!). E finalmente, para a música, eu diria que a composição original, “Stormy Waves”, de meu filho, Steve Draughn, porque foi o que ouvi enquanto estava editando meu livro, e acabou sendo a trilha sonora do início e do fim do meu audiolivro. (Uma cópia está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=G5I048NZP2A)

5/ Qual é a sensação de ter seu primeiro livro premiado com um Edgar Award e traduzido para diferentes idiomas?

Eu só comecei a escrever quando tinha quarenta anos, e O julgamento de Miracle Creek foi publicado na semana em que completei cinquenta anos de idade. Isso me dá tanta esperança por ter encontrado algo pelo qual sou apaixonada nessa idade, e agradeço aos leitores que compartilharam o livro entre si e me escreveram sobre o quanto ele tem impactado suas vidas. É impossível dizer o quanto sou grata por ter alcançado tantas pessoas ao redor do mundo.

6/ O que os leitores brasileiros podem esperar deste livro?

Espero que os leitores brasileiros tenham um livro que os fascine e os mantenha folheando as páginas até tarde da noite, ansiosos para descobrir o que aconteceu, quem ateou o fogo e, mais importante, por que e como? Mas sobretudo, espero que eles encontrem histórias que os ajudem a entender o que é ser uma pessoa diferente, o que é ser um pai e uma mãe desesperados por fazer qualquer coisa que possa ajudar seus filhos a encontrar a felicidade, dispostos a enfrentar qualquer sacrifício exigido por eles. E, finalmente, que possam encontrar conexão, amor e esperança mutuamente.

Deixe um comentário

Categorias
Posts recentes
Arquivo

Posts relacionados

A quinzena do Brandon

A quinzena do Brandon

Como já dizia Edgar Allan Poe no seu conto O gato preto “a perversidade é um dos impulsos primitivos do coração humano”. E é notório que existe um verdadeiro fascínio das pessoas por casos de mistérios e assassinatos. Livros, séries e filmes são feitos pensando em atender essa procura natural que os humanos têm de entender esses casos e a mente das pessoas que os fazem acompanhar o desenvolvimento das descobertas e o julgamento dos criminosos. E quando essas cenas acontecem fora dos limites da ficção?
Leia mais
Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Um Sanderlanche na sexta-feira e a semana do Bran Bran

Antes de falar da semana do Brandon e perder a atenção de vocês, eu, Traminha, gostaria de dizer, mais uma vez, que sinto muito pela confusão de ontem. Para isso, entrarei, mais uma vez, nos bastidores da editora.
Leia mais
A semana do supremo senhor e presidente Brandon

A semana do supremo senhor e presidente Brandon

Ele começa o vídeo já avisando: senta num lugar confortável que essa atualização é longa. Eu, aqui nos meus surtos, já viajei nele anunciando que AMOU os brindes que sugeri aqui pro Brasil e que ele queria que o mundo soubesse disso (sim, essa sou eu ainda sem respostas sobre os brindes).
Leia mais
Uma bruxa no tempo | LC#1

Uma bruxa no tempo | LC#1

A primeira parte da nossa leitura coletiva está disponível!
Leia mais
Brando No. 5

Brando No. 5

Atualizações e loucurinhas do nosso escritor barbudo!
Leia mais
Credo, que delícia!

Credo, que delícia!

Onde eu falo a real sobre a pré de PdR!
Leia mais
Programa de parceiros Trama Fantasy

Programa de parceiros Trama Fantasy

O listão mais aguardado do que o de aprovados no Enem saiu!
Leia mais
Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Atualização das atualizações sobre todos os assuntos

Conteudinhos desinteressantes e extensos que não têm a ver com Mistborn.
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #3

Bran Bran arruma tempo para tudo, inclusive pra virar tiktoker!
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #2

Brandon ficou quieto essa semana. O que será que ele está aprontando?
Leia mais
Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Atualização semanal das atualizações semanais do Brandon #1

Essa semana Brandon andou bem ocupado. Vem só ver!
Leia mais
A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

A vida suada da criadora de conteúdo que se importa de verdade

Me ajuda a te ajudar, vai! Me diz o que você quer ler, que eu faço meu melhor pra entregar!
Leia mais
Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Tudo que você precisa saber antes de ler O caminho dos reis!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Resenha “Em Um Porão Escuro”

Resenha “Em Um Porão Escuro”

Você vai criar mil teorias, mas jamais vai desconfiar do desfecho desse livro. Sexton acaba de comprar uma casa em Oxford, e não vê a hora da reforma acabar para vender o imóvel pelo dobro do valor que comprou. Porém, ele não estava preparado para o que iria encontrar atrás de uma das paredes que faz divisão com a casa ao lado.
Leia mais
5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

5 podcasts de thriller que você precisa ouvir!

Se você é Tramer de verdade, com certeza além de mergulhar nas nossas histórias por meio da leitura, também quer assistir e ouvir tudo relacionado às essas histórias horripilantes que contamos por aqui. Por isso, criamos essa lista indicando 5 podcasts que temos certeza que você vai amar. Confere aí!
Leia mais
Quão fã de thriller você é?

Quão fã de thriller você é?

Faça esse teste e descubra em qual universo Trama você viveria!
Leia mais
Resenha “A dor do meu segredo”

Resenha “A dor do meu segredo”

Gabs traz para você a resenha de "A dor do meu segredo", da autora Robyn Gigl, com edição exclusiva e super trabalhada da Editora TRAMA. Post em formato de podcast.
Leia mais
O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

O QUE VOCÊ PRECISA SE LEMBRAR ANTES DE COMEÇAR O Santo das Sombras (e o que esperar dessa continuação!)

Três ladrões com uma missão. É assim que começa a história de A oração dos miseráveis. O que deveria ser um roubo simples acaba se tornando uma explosão catastrófica, pela qual os três ladrões – Ratazana, Mastro e Cari – são injustamente acusados. Obviamente, eles não foram os responsáveis por destruir aquela Torre com um poder de alquimia descomunal. Mas então quem teria feito aquilo?
Leia mais
Mulheres na Trama

Mulheres na Trama

Todo Tramer de respeito sabe que nossas histórias são cheias de personagens femininas com características únicas: determinadas, corajosas e ousadas, vivendo intensamente suas tramas. Mas, hoje, queremos falar das mulheres que fazem toda essa Trama acontecer. E aí, tá a fim de conhecer um pouco dos nossos bastidores?
Leia mais
Substitua preconceito por informação correta

Substitua preconceito por informação correta

Faça o teste e descubra escubra quem você seria em Uma bruxa no tempo!
Leia mais
{"slide_show":3,"slide_scroll":1,"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":2000,"speed":300,"loop":"true","design":"design-1"}
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...